Chat online: 9 motivos para você instalar em seu e-commerce

Os e-commerces são sensacionais e apresentam ótimas vantagens, como a possibilidade de realizar as compras sem precisar sair de casa. Apesar dessa facilidade, os consumidores das lojas virtuais ainda necessitam de serviço de atendimento, principalmente para sanar as dúvidas.

Muitas vezes o cliente não quer entrar em contato pelo e-mail, devido à demora do retorno, ou pelo telefone, por conta do tempo. Desta forma, uma excelente opção para resolver esse problema e oferecer ao cliente um atendimento ágil é o chat online.

O chat online é uma ferramenta que permite ao consumidor entrar em contato diretamente com a loja virtual, resolvendo os problemas com mais rapidez. Se você, lojista virtual, está pensando em aderir ao chat online, mas ainda não tem certeza se realmente é uma boa opção, atenção nesse texto.

Separamos 9 motivos para você instalar AGORA um chat online em seu e-commerce e aperfeiçoar o atendimento. Mas, não se esqueça: esse atendimento precisa ser impecável, assim como qualquer outro! Então, vamos lá!

 

1 – Segurança + aumento de vendas

Com o chat online, têm-se um atendimento mais rápido, para tirar todas as dúvidas do consumidor. Assim, a partir do momento que esse atendimento ocorre, o consumidor se sente mais seguro para continuar realizando a compra e, consequentemente, contribui para o aumento das vendas.

2 – Humanização

A sua loja virtual torna-se mais humanizada com o chat online, pois o cliente percebe que há alguém pronto para atendê-lo. É por isso que a interação com o consumidor é fundamental.

3 – Agilidade + satisfação do cliente

Há casos em que o cliente espera por dias uma resposta por e-mail do e-commerce ou fica muito tempo no telefone para resolver um problema. Com um chat online o atendimento é agilizado, realizado praticamente em tempo real. Isso deixa o cliente mais satisfeito com o serviço oferecido, aumentando seu interesse pela loja.

4 – Bom relacionamento

Com as respostas rápidas e a atenção que é oferecida pelo sistema, o consumidor se sente mais confortável para fazer as suas compras, gerando um bom relacionamento entre ele e o empreendimento online. É importante que esse atendimento seja respeitoso e simpático, a fim de tornar a experiência do consumidor satisfatória.

5 – Diferencial ao negócio

Um e-commerce que oferece atendimento rápido e de qualidade ao consumidor torna-se mais profissional. Isso faz com que o negócio online se destaque em meio à concorrência.

6 – Entende os questionamentos

Com o chat online, também é possível perceber quais são as dúvidas mais frequentes dos consumidores ou os problemas mais comuns. Ou seja, uma ótima forma de promover mais atenção ao seu e-commerce e realizar as melhorias necessárias.

7 – Poupa tempo

O chat online também contribui para a otimização de tempo. Ao invés de passar horas em ligações ou respostas de e-mails, é possível resolver tudo ali, naquele momento, e utilizar o tempo restante para outras atividades também importantes.

8 – É fácil para o consumidor

Para o consumidor, o sistema de chat online também proporciona mais facilidade. Afinal, ele não precisa ligar ou acessar outras abas para contactar a empresa — todo o atendimento é feito na página que ele está navegando.

9 – Mensuração

Há plataformas de chat online que permitem a mensuração de alguns dados sobre o comprador, como localização, tempo de navegação, termos pesquisados, etc. Para isso, é necessário que a empresa adote a plataforma com tais recursos, sempre se atentando à maneira pela qual ela será implementada na loja virtual.

Contudo, é importante destacar que apesar das vantagens que os chats online proporcionam, esse ainda é um método alternativo, que não dispensa o e-mail e o telefone como opções de contato para o consumidor.

 

Caso o seu e-commerce ou site não tenha um sistema de atendimento on-line, fale com a gente para implementa-lo.

 

Fonte: Ecommerce Brasil