Como se preparar para a Black Friday

A Black Friday 2017 está chegando! A sua empresa já está preparada? Faltando pouco dias para essa grande data, as empresas que desejam aproveitar o período promocional para alavancar as vendas devem se organizar.

 

Como se preparar para a Black Friday?

A sua participação no evento precisa de uma estratégia contruída em detalhes, por isso é necessário um bom planejamento para que a sua empresa consiga aproveitar as oportunidades da Black Friday de maneira proveitosa.

Uma das primeiras decisões que devem ser tomadas é como será a participação, através de lojas físicas, vendas on-line ou em ambas.

É preciso também escolher os produtos que entraram em liquidação criteriosamente. Aproveite as sazonalidades.

Um ponto primordial é calcular os custos operacionais. Assim como obter prazos maiores e preços mais em conta junto aos fornecedores.

É muito importante também adotar uma políticas de descontos clara para o consumidor. Truques como aumentar o preço do produto alguns dias antes Black Friday para no dia retornar o com o valor normal já se tornaram truques antigos, esses clientes não voltam a comprar.

 

Como vender mais na Black Friday?

Para sua empresa garantir o sucesso na Black Friday, é recomendável combinar diferentes ações visando o aumento nas receitas.

Avalie se realmente compensa aderir à esse dia. A falta de um planejamento em função de pouco tempo pode arruinar a reputação da sua empresa, é preciso estar preparado para um fluxo maior de demanda. Há pequenos detalhes que fazem toda a diferença para garantir melhores resultados. Fique atento:

 

Aja com transparência

A reclamação mais frequente dos consumidores é o fato de algumas empresas aumentarem os valores de seus produtos alguns dias antes para quando chegar na Black Friday seus descontos parecem maiores, apesar de o valor basicamente voltar para o de tabela. Isso afasta os clientes e colabora na criação de uma imagem negativa da sua empresa.

 

Foque no bom atendimento

Você e sua equipe devem estar em constante treinamento, mas tenha a consciência de que esse é um evento único e requer reforço na qualificação. Não há espaços para erros que irão deixar o cliente descontente.

 

Vá alem do preço

Claro que os descontos são os principais atrativos, mas seu concorrente também estará oferecendo preços chamativos. Experimente diferenciar-se de outras formas, agregando benefícios à compra, como sorteios, cursos relacionados aos produtos, cartão fidelidade, garantia extra gratuita, degustação e animação, além de horário de atendimento estendido.

 

Explore a vitrine

A razão para um cliente escolher a sua empresa/loja e não a do concorrente pode estar no modelo de vitrine escolhido, ou no layout da sua loja virtual. O espaço visual e seu papel na conquista consumidor são muito relevantes para serem ignorados. Ser criativo é o mínimo.

 

Use as redes sociais

Seja para divulgar ofertas, atender clientes ou cultivar o relacionamento a partir dessa interação, as ferramentas estão ali para te ajudar. Na Black Friday, é preciso qualificar o seu uso, operando em tempo real compartilhando boas experiências e solucionando possíveis queixas antes que se propaguem.