Facebook anuncia que vai mostrar mais posts de amigos e familiares, e menos de marcas e empresas

Fundador da rede social, Mark Zuckerberg explicou que mudança vai priorizar a interação entre as pessoas. Alteração irá afetar posts, vídeos e fotos a partir das próximas semanas.

 

Mas, recentemente, recebemos comentários da nossa comunidade de conteúdo público – postagens de empresas, marcas e meios de comunicação – estão excluindo os momentos pessoais que nos levam a conectar mais um com o outro.

Ele reconhece que o tempo que os usuários gastam na rede social poderá inclusive diminuir, mas afirma que este terá um valor maior.

 

“Por exemplo, há muitas comunidades fortemente unidas ao redor de programas de TV ou times esportivos. Vemos pessoas interagindo mais em relação a vídeos ao vivo do que aos comuns. Algumas notícias ajudam a iniciar conversas sobre temas importantes. Mas com muita frequência hoje, assistir a um vídeo, ler notícias ou receber a atualização de uma página é apenas uma experiência passiva.

 

 

Agora, quero ser claro: ao fazer essas mudanças, espero que o tempo que as pessoas passam no Facebook e algumas medidas de engajamento sejam reduzidos. Mas também espero que o tempo que você passa no Facebook tenha mais valor. E se fizermos a coisa certa, acredito que será bom para nossa comunidade e para nossos negócios em longo prazo também”, acrescenta.

Segundo comunicado do Facebook, essas interações podem ser compartilhamentos, comentários, mensagens, reações ou curtidas em conteúdo. “Valorizaremos mais interações entre pessoas como comentários, compartilhamentos e mensagens do que reações e curtidas. Figuras Públicas e Páginas podem criar conteúdo que levem as pessoas a ter interações sociais significativas. Mas posts de amigos terão um peso maior.”

Os usuários que desejarem poderão continuar visualizando as postagens de páginas que já seguem com prioridade, desde que alterem suas preferências para selecionar seus favoritos. Desta forma essas páginas passam (ou continuam) a ser exibidas em posições superiores no feed.

O Facebook diz ainda que páginas cujos posts não costumam receber muitas reações ou comentários sentirão uma queda maior em seu alcance, mas que aquelas que produzem conteúdo que gere “conversas entre amigos” certamente sentirão menores efeitos.

Fonte: G1