O que é Marketing Digital?

Marketing Digital

Você provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta, afinal, há mais de 10 anos essa tem sido uma das estratégias de Marketing mais utilizadas para se obter sucesso.

Mas sempre há algo novo para se descobrir sobre um assunto tão dinâmico quanto esse!

Pense em praticamente qualquer assunto que você deseje aprender e você poderá encontrar essas informações em uma simples pesquisa no Google.

Você pode até mesmo ter chegado a esse artigo digitando na caixa de pesquisa a pergunta: “o que é marketing digital”.

Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing.

De forma resumida: o marketing digital consisti em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a Internet e também para os dispositivos móveis.

O Marketing Digital utiliza-se de técnicas de comunicação para promover produtos ou serviços de forma rápida, significativa e personalizada.

Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

 

Vantagens e Importância do Marketing Digital

Métricas

A primeira vantagem que você já de cara vai perceber é que ele lhe dará métricas muito mais claras e objetivas, você terá total controle sobre o que precisa ser feito e o que precisa ser mudado, a facilidade de mensurar é a maior vantagem.

 

Alcance Global

Não existe mais aquela limitação geográfica, onde antes a campanha de seu produto ou serviço iria alcançar somente o público de sua cidade e dificilmente as cidades vizinhas. Hoje com a implementação do Marketing Digital, você pode alcançar o país todo e muitos de seus conteúdos poderão ser compartilhados mundialmente.

 

Vínculo e Interatividade

Agora sua empresa pode criar um “relacionamento duradouro” com o seu público-alvo, seu conteúdo irá impactar diretamente na vida dele, sempre o ajudando a solucionar problemas e dúvidas mais frequentes em sua vida, o que ajudará sua marca a criar uma identidade forte e marcante.

 

Ajustes Em Tempo Real

Uma das maiores vantagens, você terá a liberdade de ajustar sua campanha à medida da aceitação de seu público. Diferente do velho marketing que em uma impressão ou campanha em outdoors dificilmente poderia se adequar sem gastar mais tempo e dinheiro.

 

Marketing Digital e Tradicional Devem Andar Juntos?

Algumas vezes paramos e nos perguntamos, será que devemos deixar o Velho Marketing na gaveta?

E a resposta é não. Se quer obter um resultado positivo, e um crescimento sucessivo de sua marca, os dois devem andar sempre juntos.

A mídia tradicional servirá para aumentar suas ações promocionais e entregar aos consumidores mais informações de quem e o que faz a sua empresa.

A mídia digital serve para se relacionar com seu cliente, serve para gerar um engajamento individual para/com sua empresa.

 

As diferenças do marketing online para o offline

Mesmo com aplicativos como Instragram, Facebook e YouTube fazendo muito sucesso, muita gente ainda tem dúvidas a respeito do potencial do Marketing Digital.

Principalmente em comparação com aquele praticado em meios analógicos, como os anúncios de rádio, de TV e publicações impressas.

Esse tipo de comparação, porém, não faz muito sentido. Por ser ligado à web, o Marketing Digital traz várias características que os meios tradicionais não têm.

Custo

No Marketing Digital, você não precisa pagar por impressão, transporte de material e os custos com distribuição são bem menores que nos meios tradicionais — isso sem falar das centenas de ferramentas gratuitas de análise de resultados que existem na internet!

 

E você, já está explorando o Marketing Digital?

Como resultado de todos esses fatores, o Marketing Digital permite uma comunicação muito mais direcionada e focada nas necessidades dos consumidores. Ainda tem dúvidas sobre como o Marketing Digital pode te ajudar? Solicite uma consultoria grátis!