Por que utilizar rolagem infinita em meu Ecommerce?

UX: Rolagem infinita

Rolagem infinita é uma técnica que permite que usuários rolem através de uma grande quantidade de conteúdo sem um final de página aparente. Esta técnica consiste em simplesmente atualizar o conteúdo conforme você rola para baixo. Por mais tentador que isso possa soar, essa não é uma funcionalidade coringa que se encaixa em todo tipo de site.

 

 

Pro #1: Engajamento dos usuários e descoberta de conteúdo

Para contextos em que a rolagem é o método principal de exploração de conteúdo, a rolagem infinita pode fazer com que os usuários permaneçam mais tempo em sua página, e assim, aumentam o engajamento. Com a popularidade das mídias sociais uma enorme quantidade de conteúdo é consumida todos os dias; Rolagem infinita oferece um jeito eficiente de se navegar nesse oceano de informações sem ter que esperar páginas carregarem.
Rolagem infinita é uma funcionalidade quase-obrigatória para interfaces de descoberta. Quando um usuário não pesquisa por algo específico, este precisa ver uma grande quantidade de itens para achar algo que o agrade.

É possível mensurar os benefícios da rolagem infinita quando tomamos como exemplo o feed de notícias do Facebook. Por ser atualizado constantemente, os usuários sabem que jamais verão todo o seu conteúdo. Com a rolagem infinita, o Facebook faz o melhor para expor a maior quantidade possível de informação para os usuários, e conforme eles rolam, mais eles consomem desse fluxo de atualizações.

 

 

Pro #2: Rolar é melhor que clicar

Usuários tem melhores experiências quando rolam a página do que quando clicam ou tocam. Os botões de rolagem e Touchscreens fazem do movimento de scroll mais fácil e rápido que o clique. Para conteúdo contínuo e longo como um tutorial por exemplo, rolagem fornece uma usabilidade melhor do que a divisão de texto em várias telas ou páginas.

 

 

 

Pro #3: Rolagem é amigável para mobile

Quanto menor a tela, maior é a rolagem. A popularização da navegação móvel é outro fator contribuinte ao uso da rolagem infinita. Os gestos de scroll nas telas mobile fazem da navegação em páginas longas mais intuitiva e fácil. Como resultado, os usuários aproveitam uma experiência verdadeiramente responsiva, não importando qual dispositivo eles estão usando.